Codificação de Vídeo
A Guerra dos Formatos

Evolução Futura da Codificação de Vídeo
Como grande marco na história da codificação de vídeo, e que perdurará num futuro próximo, é um novo padrão de codificação de vídeos que é o ITU-T H.265, também conhecido como ISO/IEC 23008-2. Sucede assim ao H.264, que é neste momento utilizado por aproximadamente grande parte dos vídeos em todo o mundo, segundo dados fornecidos pela ITU. O seu desenvolvimento foi começado em meados do ano de 2004, imediatamente após a aprovação do padrão H.264/MPEG-4 AVC.
Este padrão oferece então um suporte ao formato 8k Ultra-High-Definition (UHD 8192 x 4320), o que permite então uma utilização de menos de metade da largura de banda utilizada pelo H.264. Isto é benéfico na forma em que é especialmente útil na distribuição de vídeos para dispositivos móveis, onde a conexão à internet é algo limitada. Contudo, uma vez que o HEVC (H.265) utiliza processamento paralelo na codificação dos vídeos, é esperada uma maior exigência de recursos do que com o padrão H.264.
Apesar da implementação do padrão HEVC em algumas empresas como Ericsson, Cyberlink, Broadcom, e outras, já ter sido feita, estima-se que ainda levará alguns anos para que esta tecnologia seja globalmente aceite e adotada. [11]
