top of page

Evolução Tecnológica

Começando por falar no H.120, esta foi a primeira norma de compressão de vídeo digital. Desenvolvido pela COST 211 e em 1984 publicado pela ITU-T, o vídeo não tinha a qualidade adequada, havendo muito poucas implementações do mesmo. No entanto, este proporcionou um conhecimento bastante importante para o desenvolvimento do seu sucessor, o H.261. O H.261 foi utilizado inicialmente em produtos de videoconferência e de videotelefonia. Esta norma foi desenvolvido pelo grupo ITU-T e ratificado pela primeira vez em Novembro de 1988. Foi também o primeiro codec de vídeo que teve importância em termos práticos.

 

A primeira versão do MPEG-1 apareceu no ano de 1993, e estava dividida em três partes: sistemas, vídeo e áudio. O seu desenvolvimento começou em Maio de 1988, com o intuito de se obter melhor qualidade que no H.261, obtendo assim melhor qualidade através do uso de métodos de codificação mais complexos.

 

De seguida, o MPEG-2 (H.262) apareceu com a sua primeira edição em 1995, tendo já sido lançadas mais duas edições do mesmo: uma em 2000 e a última em 2013. Este é semelhante ao MPEG-1, porém fornece suporte para vídeo intercalado, uma técnica de codificação utilizada em vários sistemas de televisão analógicos. O MPEG-2 não é otimizado para débitos baixos (menos de 1Mbit/s), mas sim para débitos iguais ou superiores a 3Mbit/s. É ainda de referir que todos os descodificadores de vídeo MPEG-2 são totalmente capazes de reproduzir streams de vídeo MPEG-1. Prosseguindo, temos a ratificação do H.263 em Março de 1996, uma norma usada primariamente para videoconferência, videotelefonia e vídeos na internet. O H.263 representou um passo em frente no que concerne à capacidade de compressão e ao vídeo de varrimento progressivo. Especialmente a baixos débitos, consegue promover um melhoramento substancial necessário para atingir um determinado nível de fidelidade.

 

Posteriormente, o MPEG-4 part 2 foi lançado pela primeira vez em 1999, tendo como segunda e terceira edição lançamentos em 2001 e em 2004. Esta norma oferece uma qualidade melhorada em relação ao MPEG-2 e em relação à primeira versão do H.263. O MPEG-4 part4, ou H.264, é um formato de compressão de vídeo que é atualmente um dos mais utilizados em todo o mundo. A última versão da norma foi acabada em Maio de 2003, mas desde então, várias extensões deste codec têm sido lançadas, por forma a melhorar as suas capacidades. Esta norma foi desenvolvida em conjunto pela ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) e pela ISO/IEC JTC1 Moving Pictures Experts Group (MPEG). O projeto tem como nome Joint Video Team (JVT). Esta norma é conhecida também por estar presente nos discos Blu-ray. [9]

A ordem cronológica da destes codec’s enunciados é descrita na Figura 3.

Figura 3. Ordem Cronológica de codec’s

bottom of page